Doce de leite da Vó Edite


Algumas comidas envolvem lembranças afetivas e tradições familiares, são capazes de nos transportar para um momento da nossa vida ou para um determinado lugar. A receita de hoje me transporta para a casa da minha avó materna, vó Edite.

No passado, as receitas eram passadas de geração em geração, da mãe para filha, da filha para neta e assim por diante. Eu lamento que as pessoas tenham perdido o interesse pela cozinha caseira e o prejuízo disso é que algumas receitas vão sendo perdidas e as tradições deixadas para trás.

Dentre as coisas que eu aprendi a cozinhar, uma das que mais gostei foi esse doce, receita da minha avó e que ela mesma me ensinou a fazer. Me lembro o dia que eu fui para casa dela ter essa importante aula, passei a tarde assistindo-a fazer o doce e tendo as devidas instruções, as quais sigo à risca e o resultado, segundo minha prima Janine, é que o meu doce é o que mais se aproxima do de minha avó e eu adorei saber disso, por tudo que ele representa. Gostava quando chegava à casa dela e ela dizia: "Juliana, tem doce!", eu ia direto para a geladeira me deliciar com essa maravilha.

Minha avó já não está mais entre nós, sou muito grata por ter tido a oportunidade de aprender a fazer esse doce com ela antes dela partir, a receita não ficou perdida, não precisei anotar, apenas guardei o passo a passo na minha memória e postar essa receita aqui, a deixa imortalizada. Hoje, vou dividir essa preciosidade com vocês.

Essa receita, embora seja simples, é demorada e requer atenção durante o preparo, mas o resultado é um doce com sabor de casa de vó.

Ingredientes
500mL de leite
½ colher de sopa de vinagre ou limão
2 ovos
1 xícara de chá de açúcar
5 cravos da Índia
1 a 2 pedaços de canela em lasca

Modo de Preparo
  1. Coloque o leite em uma panela e acrescente cerca de ½ colher de sopa de vinagre ou limão e aguarde alguns minutos (se o leite já estiver cortado/talhado não precisa); 
  2. Quando o leite estiver cortado/talhado, quebre os ovos numa peneira e passe com a ajuda de uma colher, vá misturando o ovo até passar completamente pela peneira; 
  3. Acrescente o açúcar, o cravo e a canela ao leite; 
  4. Leve a panela ao fogo baixo, não precisa mexer; 
  5. Quando começar a ferver, mexa delicadamente das laterais para o centro e no meio de leve para não grudar no fundo da panela; 
  6. Repita esse processo de tempos em tempos, mexa com cuidado para não desfazer “as bolinhas”; 
  7. Se o doce ficar seco demais, acrescente água quente para fazer calda e evitar que queime no fundo da panela; 
  8. Cozinhe o doce até ele ficar dourado e com calda, repetindo os passos 6 e 7 sempre que necessário (isso dura algumas horas). 

Dicas
  1. A cor do doce é de acordo o seu gosto, para um doce mais claro, cozinhe menos, para um doce mais escuro, deixe-o mais tempo no fogo. 
  2. Se você não quiser esperar o doce ficar dourado, coloque cerca de 1/4 de xícara de açúcar numa panela e leve ao fogo, quando o açúcar estiver caramelizado, acrescente um pouco de água, deixe ferver até derreter o açúcar e coloque no doce. Espere a calda incorporar ao doce. 
  3. Esse doce fica ainda melhor se você fizer com leite pasteurizado (saquinho) e usar ovos caipira. 

Observação: Na casa da minha mãe, esse doce era feito quando o leite cortava/talhava, era uma forma de aproveitar o leite, já que esse doce deve ser feito com o leite cortado. Eu, normalmente, faço para aproveitar o leite quando preciso usar leite líquido em alguma receita, já que não dou conta de consumir um litro de leite em três dias, como manda a embalagem do leite UHT (não me conformo de não ter leite em embalagem menor). Nesse caso, precisamos colocar o leite para cortar com vinagre ou limão.
Bom apetite!!!


Comentários

  1. Que delícia Juli. Lágrimas nos olhos da lembrança dela fazendo. O cheiro, o sabor ... Ê saudade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita saudade, fiquei muito feliz que gostaram do texto, fiquei emocionada.

      Excluir
  2. Que delícia Juli. Lágrimas nos olhos da lembrança dela fazendo. O cheiro, o sabor ... Ê saudade!

    ResponderExcluir

Postar um comentário