Sobre cozinhar, auto-amor e outras coisas


Eu não queria encerrar mais um mês sem postar nada aqui no blog, a vida está muito corrida, tenho várias receitas rascunhadas, fotos, mas sem tempo de testá-las. Hoje, quando abri o blog para ver o que postar, me deparei com este texto, que nem sei quando foi que escrevi, mas que faz tempo que quero postar.

Quando eu criei este blog, minha intenção era não só postar receitas, mas também estimular às pessoas a cozinharem, principalmente àquelas que moram sozinhas, então, tentei reunir alguns dos motivos que me fazem ir para cozinha praticamente todos os dias. Sobre a imagem, pra mim, é o que representa cozinhar: liberdade e independência (imagem não autoral).

Quem acompanha o blog desde o início, já sabe que aprendi a cozinhar com a minha mãe aos 14 anos e que fui eu quem pediu pra ela me ensinar a cozinhar. Quando precisei morar sozinha,  já fui com a intenção de cozinhar, nem passou pela minha cabeça não cozinhar e comer em restaurante. Com o tempo, percebi que isso era um cuidado que eu tinha comigo mesma, cuidar da minha própria alimentação, escolher o que comeria e preparar o meu próprio alimento, do meu jeito, colocando muito sentimento nisso tudo. Vocês já perceberam que sempre enjoamos de comida de restaurante e nunca enjoamos da comida caseira? Seja a nossa, seja a da mãe ou da avó ou da cozinheira de casa?!

Isto acontece porque quando cozinhamos pra nós mesmas, ou pra quem a gente gosta, colocamos sentimento no preparo do alimento, nos dedicamos e nos concentramos no preparo da comida, sem falar que dá o maior prazer saborear o que preparamos. Este sentimento que colocamos é o amor!! O amor é o ingrediente principal de qualquer alimento, não tenho a menor dúvida disso. Num restaurante, a comida é feita em grandes quantidades e de forma mecânica, por isso que, por melhor que seja o restaurante, por melhor que seja o chef, se comermos no mesmo local todos os dias, um dia, a gente acaba enjoando da comida e começa a achar sem graça.

Voltando ao preparo da minha comida, eu comecei a perceber que eu gostava muito da minha comida, e de cozinhar só para mim. Isto me permite fazer experiências, testar novas receitas e se não der certo, quem vai comer sou eu mesma (ou seja, não passo vergonha rs), também não jogo um monte de comida fora, já que faço tudo em pouca quantidade (pra uma). Mas isso tudo me trouxe um ótimo resultado, passei a ter uma alimentação mais saudável e emagreci, reduzi seis números no manequim, saí do 48 para o 42!

Um dia, conversando com minhas irmãs sobre o fato de cozinhar pra mim, minha irmã Sarah disse: "é muito auto-amor!", amei essa expressão e achei que, de fato, ela traduziu tudo isso. Eu adoro a frase do escritor Mia Couto que diz: "Cozinhar não é serviço, é um modo de amar!" Então, se eu cozinho pra mim, eu estou me amando, ou seja, me auto-amando! Se enxergarmos assim, começaremos a ver este momento com mais prazer. Em tempos de preocupação com a alimentação, para mim, nada é mais saudável do que cozinhar o próprio alimento e eliminar os alimentos prontos para consumo, com o tempo você começa a valorizar mais o sabor do alimento e percebe que pode comer de tudo, sem excessos é claro!

Eu sei que muita gente pensa que não tem vocação para cozinhar, que dá trabalho e que fica muita louça pra lavar, mas é preciso enxergar os benefícios de tudo isso, como disse o ratinho do filme Ratatouille: "qualquer um pode cozinhar", você não precisa ser chef e fazer pratos elaborados, a comida do dia a dia (que também não precisa ser a mesma todo dia) você é capaz de fazer sim, basta começar, às vezes um toque simples, muda tudo e aquele almoço da segunda-feira pode ter um toque todo especial. 

Quanto à louça, evite sujar muita coisa, se pegou uma colher, use a mesma colher até o final do preparo, tente, sempre que possível, usar a mesma panela, enquanto prepara a comida, vá lavando a louça que já usou e não usará mais, eu sei que nem sempre é possível, tente se organizar, use uma vasilha pra colocar o que será descartado, com o tempo, você vai desenvolvendo suas próprias técnicas para cozinhar e também para diminuir a louça suja.

É claro que de vez em quando, bate a preguiça, bate a vontade de comer fora, de comer uma comida diferente, vá, se permita!

Siga o blog nas redes sociais
 

Comentários