Bacalhau à Gomes de Sá


Na minha família, durante a Quaresma, come-se peixe às sextas-feiras, mesmo morando sozinha, eu tento manter essa tradição. Mas devo dizer, que, para mim, isso não é nenhum sacrifício, eu amo peixe.

Hoje, foi dia de bacalhau, eu amo!! Existem várias receitas de bacalhau, mas a maioria delas tem três ingredientes básicos: cebola, batata e muito, muito azeite.

O bacalhau que eu tinha em casa, já estava dessalgado, confesso que não lembro quanto eu usei, mas acredito que 200g sejam mais que suficientes. Para dessalgar o bacalhau, deixe de molho de um dia para o outro.

Bacalhau à Gomes de Sá é uma receita portuguesa bastante tradicional, da região do Porto e homenageia seu próprio criador, José Luís Gomes de Sá Júnior. Leva azeitonas também, mas eu não tinha em casa, então não coloquei.

Ingredientes
200g de bacalhau dessalgado
1 batata 
1 ovo
1/2 cebola
1 dente de alho pequeno 
Azeite
sal e pimenta do reino
cebolinha

Modo de preparo
  1. Cozinhe o bacalhau em água por cerca de 10 minutos e escorra;
  2. Enquanto o bacalhau cozinha, corte a cebola e a batata em rodelas e pique o alho;
  3. Na mesma água que você cozinhou o bacalhau, cozinhe a batata e o ovo por 12 minutos ou até a batata ficar macia;
  4. Enquanto isso, leve uma frigideira ao fogo e frite o alho e a cebola no azeite, até ficarem dourados, reserve;
  5. Desfie o bacalhau em lascas, retirando as espinhas e corte ovo em rodelas;
  6. Em um refratário, coloque camadas alternadas de bacalhau e batata, jogue as cebolas com azeite por cima, finalize com o ovo e o azeite;
  7. Leve ao forno pré-aquecido para gratinar por cerca de 10 minutos e finalize com cebolinha picada.
Bom apetite!!!

Comentários

  1. Obrigada por compartilhar, boa Páscoa 🙏🏾🙏🏿

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário