Cuscuz marroquino


Tenho recebido pedidos de receitas fáceis e rápidas e acho que o Cuscuz (ou couscous) Marroquino atende muito bem à essa exigência. Se você não tem cuscuz marroquino em casa, já coloca na lista de compras para a próxima ida ao mercado.

Essa comida foi uma excelente descoberta, é muito prática de fazer, pode ser servido frio e vai bem com um monte de coisa. Eu gosto de comer com carnes que tenham caldo ou molho.

Você pode temperar com o quiser, cebola, pimentão, alho poró, frutas secas, castanha, nozes... deixa a imaginação fluir.

Coloco aqui uma sugestão de refogado, que basicamente consiste colocar um pedaço de cada coisa, tentando fazer com que as quantidades estejam em equilíbrio. Você pode substituir o damasco por qualquer fruta seca e as nozes por qualquer castanha.

Ingredientes
1/3 de xícara de chá de cuscuz marroquino
1/3 de água aquecida
1 colher de chá de manteiga
1/4 de talo de alho poró
1/4 de cebola
1/4 de pimentão amarelo
1/4 de pimentão vermelho 
3 nozes
3 damascos secos
cheiro verde
azeite
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
  1. Aqueça a água;
  2. Em uma tigela, coloque o cuscuz, jogue a água por cima, de modo a hidratá-lo por completo, cubra a tigela e aguarde 5 minutos;
  3. Após esse tempo, coloque a manteiga e misture com a ajuda de um garfo pra soltar o cuscuz;
  4. Enquanto aguarda o cuscuz hidratar, pique todos os legumes, as nozes e o damasco;
  5. Leve uma panela ao fogo, quando aquecer, coloque o azeite e refogue a cebola, acrescente os pimentões e o alho poró, refogue tudo muito bem, por fim, acrescente as nozes, o damasco, tempere com sal e pimenta do reino;
  6. Apague o fogo, acrescente o cuscuz, o cheiro verde e misture tudo.
Bom apetite!!!
 

Comentários