Mousse de Chocolate


Outro dia, me dei conta que faz tempo que não posto receitas de sobremesa. Confesso que eu não sou muito de fazer sobremesa, até porque a minha favorita é sorvete e não é tão simples de fazer, então eu prefiro comprar.

Esta receita, eu fiz no curso de chef e desde então, quis fazer em casa. Eu usei blend de chocolate ao leite com meio amargo. A receita original usa chocolate amargo e creme de leite fresco, como o meu chantilly virou manteiga, eu usei o creme de leite de caixinha mesmo.

Se você fizer com creme de leite fresco, bata até ponto de chantilly e adicione.

Ingredientes
1 ovo
1/2 xícara de chá de chocolate picado (80g)
2 colheres de chá de água
1/4 de xícara de chá de creme de leite
2 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo
  1. Pique o chocolate e derreta em banho-maria, reserve;
  2. Coloque o ovo em uma tigela e bata com o fouet (ou na batedeira) até ficar cremoso, ao mesmo tempo, leve uma panela ao fogo com a água e o açúcar;
  3. Quando a calda formar bolhas grandes, retire do fogo e despeje em fio sobre o ovo sem parar de bater;
  4. Acrescente o chocolate derretido e misture com uma espátula até obter uma mistura homogênea;
  5. Coloque o creme de leite, misture bem;
  6. Coloque numa tigela ou em taças e leve à geladeira até firmar.
Bom apetite!!!

Comentários