Pernil pra uma na panela de pressão


Eu acho pernil a cara do réveillon, minha mãe sempre fazia. Eu, simplesmente, amo! 

Eu fico me perguntando como fiquei tanto tempo sem fazer carne suína, é uma carne saborosa e tem a vantagem de ser mais barata que a carne bovina. Agora, eu sempre tenho algum corte suíno em casa, os meus favoritos são: filé, costelinha e pernil. Pretendo colocar outras receitas aqui.

Eu compro um corte de pernil já desossado e congelo as porções individuais para cada preparo, com cerca de 150g. Claro, que é só uma sugestão, depende da fome e do apetite de cada pessoa, você pode (e deve) adequar ao tamanho da sua porção.

Ingredientes
150g de pernil
1/2 tomate
1/4 pimentão pequeno
1/2 cebola pequena
1 dente de alho
1 colher de sopa de óleo
água para cozinhar
sal e pimenta do reino a gosto
cheiro verde

Modo de preparo
  1. Corte o pernil em cubos, coloque água para aquecer e pique o alho, a cebola, o pimentão e o tomate;
  2. Aqueça a panela de pressão, coloque o óleo e doure os cubos de pernil de todos os lados, tempere com sal e pimenta do reino (atenção: o pernil pega sal fácil, coloque pouco, se necessário, acerte ao final);
  3. Quando o pernil estiver bem douradinho, acrescente a cebola, mexa bem raspando os queimadinhos do fundo da panela, quando a cebola dourar, acrescente o alho;
  4. Em seguida, acrescente o pimentão, mexa bem e, por fim, o tomate, misture tudo, coloque a tampa entreaberta e deixe cozinhar um pouco, você vai perceber a formação de um caldinho;
  5. Acrescente cerca de 1 xícara de água e tampe a panela, quando começar a chiar, conte 20 minutos;
  6. Passado esse tempo, espere sair a pressão, abra a panela e verifique se está cozido e o sal;
  7. Se não estiver cozido e a água estiver secado, coloque mais um pouco de água e cozinhe na pressão novamente por mais 5 minutos;
  8. Volte a panela sem a tampa ao fogo, acerte o sal e finalize com o cheiro verde.
Observação: Se ficar aguado, deixe cozinhando em fogo médio até secar.

Bom apetite!!!

Comentários