Molho de tomate


Durante o período de isolamento mais rígido, eu evitava sair de casa, então pedia minhas compras pelo WhatsApp. Um certo dia, pedi 3 tomates, me mandaram 8! A solução, para não perder os tomates, foi fazer molho. Fiz também tomate assado, que já postei a receita aqui.

Eu amo molho de tomate caseiro, mas confesso que tenho preguiça de fazer, acho o preparo demorado e tem pouco rendimento, mas o sabor compensa, e muito!!! Além disso, é super fácil congelar, basta colocar num pote e levar ao congelador. Só não encha totalmente o pote, pois o molho expande quando congela e pode quebrar o pote, deixe um espaço entre o molho e a tampa.

Existem várias formas de fazer molho de tomate, essa é a que mais gosto, eu uso tomates maduros do tipo italiano.

Ingredientes 
4 tomates
1/2 cebola
1 dente de alho
sal e pimenta do reino
Água gelada
Água quente

Modo de preparo
  1. Leve uma panela com água ao fogo para aquecer;
  2. Faça um corte em cruz na bundinha dos tomates e tire o olho da outra extremidade;
  3. Numa tigela, coloque água e gelo;
  4. Quando a água aquecer, coloque os tomates, até que você perceba que a pele começou a soltar, é bem rapidinho;
  5. Retire os tomates da água quente e coloque na água gelada;
  6. Retire a pele dos tomates com o auxílio de uma faca, corte ao meio, retire as sementes (não descarte as cascas e as sementes);
  7. Leve as cascas e as sementes ao fogo com um pouquinho de água até ferver, coe e reserve;
  8. Corte o tomate em cubos;
  9. Pique a cebola e o alho;
  10. Leve uma panela ao fogo, quando aquecer, coloque o azeite, refogue a cebola até dourar, em seguida, coloque o alho;
  11. Acrescente os tomates e misture bem, tempere com sal e pimenta do reino;
  12. Coloque a água do cozimento das cascas e sementes e deixe cozinhar;
  13. Acrescente água quente sempre que achar necessário, quando o líquido for secando, o cozimento leva em torno de 30 minutos;
  14. Acerte o sal e finalize como desejar.
Bom apetite!!!

Comentários